Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

CENTRO FAMILIAR DE SOLIDARIEDADE NOSSA SENHORA





ONLINE
1




Total de visitas: 30726
Quem Somos

<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

CNPJ 71.567.168/0001-21

Utilidade Pública Municipal de Sorocaba – Lei 4844 de 19/10/92

 

CENTRO FAMILIAR DE SOLIDARIEDADE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ

CEFAS

Rua Carlos Eugênio Siqueira Salerno, 655 – Parque Campolim – Sorocaba – Tel. 3224-2266

CNPJ 71.567.168/0001-21

Utilidade Pública Municipal de Sorocaba – Lei 4844 de 19/10/92

 

                          HISTÓRICO

Por iniciativa do Pe. José Maria Sometti e o auxílio de voluntários, em Junho de 1987 iniciou-se o projeto de implantação de um centro para a prevenção e recuperação de dependentes químicos.

Com o auxílio do Bispo de Sorocaba, Dom José Lamberti, Pe. José recebeu como doação uma área no bairro Taboãozinho em Itapetininga e lá se iniciou o trabalho de internação e acolhimento de menores de rua abandonados dependentes de drogas.

Esse trabalho já contava com o apoio da unidade de psicologia em Guarulhos, que atendia esses menores e que passou a encaminhá-los para tratamento em Itapetininga.

Paralelamente os trabalhos foram desenvolvidos em Sorocaba.

Com a obtenção de área de 12.500 m2, elaborada a documentação necessária, bem como treinamento de voluntários.

Oficialmente o CEFAS foi fundado em 25 de outubro de 1991.

É uma unidade de prestação de serviços da ANSPAZ, sendo entidade jurídica de direito provado, de natureza assistencial e cultural, sem fins lucrativos, regido por estatuto e pelas leis a ele aplicáveis.

Sua finalidade principal é proporcionar assistência, promoção e recuperação a pessoas de ambos os sexos e as famílias, sem distinção de idade, raça, cor, classe, credo político ou religioso, que estejam sofrendo especialmente os efeitos das drogas e suas conseqüências.

Em 1998 adotou um método próprio, baseado nos doze passos dos Alcoólicos Anônimos somado a outras experiências do Brasil e da Itália, reunindo semanalmente em grupos de apoio, familiares e dependentes, sobre a orientação de monitores que aplicam o método para uma média de 90 famílias e dependentes. Após a permanência mínima de seis meses, e quando se faz necessário, os dependentes são encaminhados para a unidade de internação em Boituva – SP, área rural doada que hoje abriga 50 pessoas incluídos dependentes e monitores, com tratamento gratuito.

A partir do ano 2000 foi proposto uma melhor utilização do espaço do CEFAS, já ampliado em área construída para 600 m2, e considerando o aumento crescente do uso de drogas até por crianças, optou-se pelo atendimento preventivo às drogas, denominado “PROJETO CRIANÇA”.

O trabalho com início marcado para 19 de Fevereiro do corrente ano, consistirá de seleção e acolhimento a crianças em idade escolar, que fora deste período não podem receber atenção dos pais que trabalham e portanto estão na rua, sujeitas às investidas de usuários ou traficantes. Por preferência, aos mais carentes, entre 7 e 12 anos.

O programa fornecerá: alimentação, banho, reforço escolar, atividades dirigidas de Educação Física, artes, música, dança, língua estrangeira, programas de saúde, pedagogia espiritual para a vida, além de apoio psicológico, musicoterapia e psicodrama, através de profissionais das áreas e voluntários que doarão uma ou mais horas semanais para a realização do “PROJETO CRIANÇA”.

Contamos também com o apoio dos Vicentinos, na avaliação das fichas no que se refere a condição social, financeira, educacional e emocional das crianças, assim como programas especiais de formação para os pais.

Além do trabalho voluntário, contamos com uma diretoria constituída e organizada, que obtém recursos de eventos promocionais e doações.

Todo trabalho realizado é conquistado passo a passo, em meio a inúmeras dificuldades, porém tendo a certeza de que este é um dos caminhos para resgatar a infância.

 

Diretor Presidente: Paulo Torres

Coordenador do Projeto: Maria Luiza da S. Freitas Cruz

 

 

Atividades desenvolvidas:

 

São 90 minutos por dias destinados ao Apoio Escolar para que eles possam vencer as dificuldades apresentadas em sua escolaridade, pois nossas crianças apresentam muita defasagem escolar.

As atividades do Apoio Escolar respeitam o grau de desenvolvimento de cada criança.

As aulas são ministradas por agentes da educação.

O ensino da Língua Portuguesa se dá através de atividades como: confecção de painéis, cartazes e placas com temas pré-estabelecidos, após discussão e reflexão dos alunos, desenvolvendo também o senso crítico e a criatividade.

 

A interpretação de textos infantis se dá através da dramatização, utilizando fantasias, mímicas, fantoches e a conversação.

As atividades de leitura, formação de palavras, de frases e redação são desenvolvidas relacionadas com os seguintes temas:

- datas comemorativas

- fatos ocorridos no projeto

- fatos ocorridos na cidade e no mundo

- higiene e saúde

- boa alimentação

- preparação de receitas culinárias

- valores de um bom cidadão

- valorização do meio ambiente

- reportagens de revistas e jornais

- atualidades

 

 

 

O restante do período está subdividido em atividades conforme segue:

- Educação Física: Aulas ministradas por professores voluntários cedidos pela ACM. Elaboram atividades de alongamento, jogos recreativos, gincanas e jogos de competição. Atividades para desenvolver a coordenação motora, participação em grupo, espírito de coletividade e colaboração mútua e integração.

- Oficina de Música: Aulas ministradas por professoras voluntárias com o intuito de desenvolver nas crianças o gosto pela música de qualidade, desenvolvendo seus potenciais, ajudando a relaxar e estabelecer contato com diferentes instrumentos.

Tapeçaria: Aulas ministradas por voluntárias com o objetivo de aprimorar a coordenação motora e levá-los ao conhecimento de técnicas de costura, bordado, pintura e outras.

Dança e capoeira: Aulas ministradas por professores  contratados que procuram desenvolver na criança flexibilidade, postura correta e a valorização do seu corpo e disciplina. Aulas dinâmicas baseadas em técnicas de dança.

 

Ecologia: O objetivo desta aula é que as crianças reconheçam que todos fazemos parte do Universo e que somos responsáveis pela manutenção da vida de todos os seres vivos

Espiritualidade: Aulas ministradas por voluntária com o objetivo de  despertar na criança a importância de se acreditar em Deus, para que sua vida seja amparada e guiada para o bem.

Higiene: Todos os dias, além das refeições as crianças recebem noções de higiene através dos cuidados com o corpo, dentes, cabelos e unhas.   

 

CENTRO FAMILIAR DE SOLIDARIEDADE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ

CEFAS

Rua Carlos Eugênio Siqueira Salerno, 655 – Parque Campolim – Sorocaba – Tel. 3224-2266

CNPJ 71.567.168/0001-21

Utilidade Pública Municipal de Sorocaba – Lei 4844 de 19/10/92

 

 

GRUPO DE APOIO AOS TÓXICOS-DEPENDENTES E FAMILIARES

 

 

O CEFAS – Centro Familiar de Solidariedade foi fundado foi criado para que se pudesse também dar apoio e atendimento aos tóxico-dependentes.

Certamente que uma das maiores preocupações da sociedade nos dias de hoje são as drogas, as quais estão cada vez mais disseminadas entre os jovens. É muito grande a dificuldade de combater a “comercialização” e o uso das drogas, porém, o que podemos é ajudar todos aqueles que já estão, infelizmente, fazendo uso dos tóxicos e fazer um trabalho preventivo, mostrando as ruínas causadas pela dependência química. E assim foi feito durante todo o ano de 2009.

 

Horário:

 

Reuniões semanais:

Todas as Quartas-feiras das 20:00 às 22:00 horas

 

Atividades:

 

No primeiro momento – Espiritualidade.

Segundo momento – Colocação de um tema ligado a droga, nos diversos aspectos: como médico, como uso e sua conseqüência legal, sua implicação perante a lei e também são feitos depoimentos de ex-dependentes, que hoje reintegrados levam vida normal. Estes depoimentos são importantes pois ao mesmo tempo que esclarecem, despertam a Esperança.

Terceiro momento – Divisão em grupos (dependentes e familiares que visitam o grupo de primeira a quinta vez). A dinâmica do grupo entende que as pessoas que procuram o grupo pela primeira vez, têm certa dificuldade de expor seus problemas no grupo, então a elas é dado um tratamento diferenciado ou até mesmo individualizado se necessário.

1 - Atendimento individualizado pelo Pe. José Sometti, que ocorre através de agendamento prévio.

2 - Encaminhamento para comunidades Terapêuticas:

Chácara Nova Vida – Boituva.

Os tóxico-dependentes que freqüentam as Reuniões semanais e que desejarem internar-se livremente, após preencherem alguns requisitos são encaminhados para esta Comunidade.

 

Recursos Financeiros:

 

Todo recurso financeiro provém de doações, venda de livros, fitas e Cds do Pe. José Sometti, e realizações de festas, bazar e outros eventos citados acima.